JOAQUIM

Livros & Discos

Afinal, quem é o Joaquim?

¨Bom dia, Joaquim!¨ e ¨Joaquim, que livros novos chegaram?¨ são frases ouvidas diariamente pelo Marcos, atual dono da Joaquim Livraria & Sebo. Mas afinal, quem é o Joaquim?

Para quem chega perto do caixa da Livraria já tem um vislumbre de boa parte da história do nome do lugar. Eis que a foto do estimado Joaquim Maria Machado de Assis se mostra imponente ali pendurada. Sim, o autor de clássicos como Brás Cubas e Dom Casmurro – além de pai da ironia literária brasileira – é um dos homenageados no nome do estabelecimento que não carrega somente a tarefa de zelar o primeiro nome do casmurro escritor.

Na década de 40, rolava nos meios literários curitibanos um suplementto literário editado pelo escritor Dalton Trevisan intitulado de Joaquim. Segundo o próprio vampiro de Curitiba a publicação era uma homenagem aos milhares de Joaquins brasileiros. Além de contar com textos de grandes escritores, ensaístas e críticos brasileiros a publicação ainda trazia traduções originais de Joyce, Sartre, Proust e muitas outras relíquias da literatura mundial.

Na identificação das ideias revolucionárias e diferenciais de uma publicação como a que Dalton Trevisan editava e unindo à literatura provocativa e instigante do bom e velho Machado foi que, em 2006, surgiu a Joaquim Livraria & Sebo. Trazendo a ideia forte de Sebo & Música a livraria se instalou no atual endereço da rua Alfredo Bufren, perto do prédio clássico da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. Mesmo com o passar dos anos e a mudança de proprietários, o conceito de trabalhar com títulos – tanto de livros como LPs – raros, esgotados, versões de colecionadores, e ainda, o melhor da atual produção literária e das áreas de humanas e artes se tornou ainda mais sólido.

Com certeza cada Joaquim carrega uma força inerente e que pode ser aplicável ao conceito da livraria que acredita cada dia mais na permanência do livro impresso. No mais, venha conhecer os livros, ouvir LP`s, conferir de perto a barbicha do Sr. Joaquim Maria e saber pessoalmente um pouco mais da histórias desses Joaquins.

                                    um fac-símile da Revista Joaquim, via Logorréia

Anúncios

Navegação de Post Único

2 opiniões sobre “Afinal, quem é o Joaquim?

  1. Pingback: O que fazer em Curitiba? « Joaquim Livraria & Sebo

  2. Pingback: Um universo Poty-Daltoniano « JOAQUIM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: