JOAQUIM

Livros & Discos

Feliz Bloomsday!

A Bloomsday é o feriado irlandês – que aos poucos foi tomando proporções mundiais – em homenagem ao escritor James Joyce e seu livro Ulysses. Leopold Bloom é o protagonista da obra que em um único dia, 16 de junho de 1904, viveu a odisséia bem ao estilo do poema épico grego, com direito a todo tipo de seres fantásticos e situações oníricas.

Nessa data, que até virou feriado nacional na Irlanda, acontece um pouco de tudo. As atividades vão desde de muita bebedeira passando por maratonas de leitura da obra de quase mil páginas e dramatizações de trechos de Ulysses e outros trabalhos, como o Finnegans Wake, de James Joyce.

Ulysses, lançado em 1920, é considerado o grande divisor de águas da literatura mundial. Antes da obra ousada de Joyce a literatura ainda seguia regras de compêndios romanescos e trabalhava com a poética Aristotélica. Ulisses deu início e liberdade à criatividade dos escritores que seguiram – e seguem – ao longo do século XX afora a criar diferentes linguagens e tratar a literatura também como arte.

A terceira tradução da obra no Brasil está em andamento pelo professor da Universidade Federal do Paraná Caetano Waldrigues Galindo e irá ser editada pela coleção Penguin-Companhia das Letras. Em depoimento para o site InterrogAção, o tradutor diz que o que move o leitor a insistir na leitura de Ulysses é justamente ter a perspicácia de remover algumas camadas de aspereza da narrativa. Depois de certa insistência, no entanto, prazerosa, o leitor irá se deparar com uma obra gratificante.

Ulysses, de James Joyce, não serviu somente para um sem-número de trabalhos acadêmicos de estudo de linguagem. Sua aura mística protagonizou muitas situações e trabalhos como por exemplo o casamento da poeta Sylvia Plath e Ted Hughes acontecer justamente no dia 16 de junho, ou ainda, a música Breathe da banda, também irlandesa, U2 em homenagem à data comemorativa.

E você, como vai comemorar a Bloomsday?

Anúncios

Navegação de Post Único

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: