JOAQUIM

Livros & Discos

A perspicácia das pequenas livrarias

De 18 a 25 de junho é comemorada, na Inglaterra, a Semana dos Livreiros Independentes favorecendo a divulgação do livro, leitura e a sustentabilidade de várias regiões. Não à toa, o importante jornal Guardian pediu aos leitores que mandassem fotos das suas livrarias preferidas – que você pode ver aqui– na tentativa de mostrar que as livrarias menores ainda guardam seu charme e que, provavelmente, sempre serão lugares interessantes de conhecimento e diversão.

No ínicio do ano a notícia da falência da grande rede americana de livrarias Borders assustou muita gente no mundo livreiro. Mas com o passar dos meses o que parece mesmo é um novo cenário, com leitores apaixonados por tecnologia e ao mesmo tempo mais interessados em livrarias voltadas a determinados segmentos. As livrarias menores vem se tornando uma alternativa ao mercado mais popular que as grandes livrarias vem oferecendo, com o charme de lugares menores e um atendimento mais personalizado.

O Brasil, um país ainda jovem nas questões editoriais e de políticas de leitura, não tem um cenário tão caótico como o que os E.U.A. vem apresentando. As redes de grandes livrarias proliferam aos quatro cantos e segundo as grandes editoras isso é muito bom para o mercado da leitura pois aumenta o consumo. Mas claro, as grandes livrarias vivem uma realidade paralela e diferente das menores.

Ano passado, na FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), o CEO da Penguin Editorial afirmou que tempos áureos estavam à caminho para as livrarias pequenas, charmosas e com seus próprios segmentos. John Makinson afirma que por mais interessantes que as grandes livrarias se mostrem acabam sempre tendendo ao padrão e serem focadas a um público maior, ou seja, ao famoso mercado de best-sellers.

O americano defende a ideia de que as pequenas livrarias são a melhor alternativa para leitores fazerem melhor uso do ambiente em que o livro físico fica à venda. Quando o jornal Guardian pediu que seus leitores apontassem – em todos os cantos do mundo – suas livrarias favoritas algumas características predominaram, como por exemplo os ambientes menores que contam com espaço de cafeteria e ambientes modernos, agradáveis e silenciosos para se ler. Mas claro, houve as qualificações para espaços que inovam com música e pequenos lançamentos permitindo, por exemplo, que o leitor se aproxime também de autores.

Há um medo enfadonho com as possibilidades que tablets e ebooks apresentam, mas será mesmo motivo de desespero ou estes são apenas novos meios de leituras? Muitos escritores e profissionais que trabalham diretamente com o livro acham que não é hora de temer, como fala a escritora Elvira Vigna nesse depoimento.

As livrarias menores não devem se preocupar. Atendimento personalizado e também a paixão que move os pequenos livreiros tendem a ser forças que fidelizam os clientes e são qualidades fundamentais apreciadas pelos consumidores de leitura.

Nós da Joaquim também comemoramos a semana dos livreiros independentes aqui no Brasil. Contando com o conceito de livraria, sebo e loja de LPs, agregando os três valores num ambiente que oscila entre o retrô e o moderno. A variedade de título raros em vários assuntos fidelizam desde o princípio os clientes deixando claro que trabalhar com diferenciais é muito importante.

Que tal passar nessa sexta ou sábado para entender um pouco porque os europeus ainda se apaixonam pelas charmosas e pequenas livrarias? Na sexta ficamos abertos até as 19h e no sábado o horário é das 10h até as 15h. O endereço é na Alfredo Bufren, 51, Centro de Curitiba, pertinho do prédio histórico da UFPR.

Anúncios

Navegação de Post Único

2 opiniões sobre “A perspicácia das pequenas livrarias

  1. Pingback: Qual é o seu Best-Seller? « JOAQUIM

  2. Pingback: Um Godzilla chamado Amazon « JOAQUIM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: