JOAQUIM

Livros & Discos

Moda, Música, Lixo e Preconceito

Há quem acredite que falar de Moda se resuma em discutir as tendências da próxima temporada e outros assuntos superficiais. Mas a verdade é que o estilismo e os estudos de moda como um todo, englobam também assuntos no âmbito de antropologia, filosofia, literatura e afins. A moda é também um modo de comunicação e funciona de forma intertextual com todo o contexto que compõe nosso dia a dia.

Partindo dessa ideia atual de diálogo de determinado nicho com outras possibilidades e claro, com um histórico de ótimos estudos contemporâneos sobre a arte em geral, o Itaú Cultural com o projeto Estéreo Saci 2011 vem com o tema Lixo, Moda e Preconceito afim de relacionar os assuntos com temáticas musicais.

O projeto Estéreo Saci partiu da ideia de um web-programa de rádio para apresentar os movimentos da música brasileira. O programa deu tão certo que em 2011 a ideia foi de discutir e criar relações entre a música, moda, o lixo e o preconceito em torno desse mix de assuntos.

A sustentabilidade e os debates sobre o meio ambiente estão em alta atualmente e, no programa, são alinhados com a ideia de padronização, criatividade, liberdade e etc. O formato é bem interessante mesclando informação com músicas de todas as épocas que reflitam o tema do dia.

O primeiro programa é sobre a estilista Zuzu Angel que fazia da moda o seu próprio protesto na época da ditadura. A estilista, que perdeu seu filho pela intolerância da política dos militares, ficou conhecida por criar suas coleções baseadas em protesto e uso de elementos tipicamente brasileiros. São apresentadas muitas curiosidades sobre Zuzu e isso mesclado a ótimas canções de Chico Buarque, Gal Costa e outros artistas que faziam de Zuzu Angel inspiração para seus protestos musicais.

Nós da Joaquim indicamos os programas do Estéreo Saci 2011 que estão na íntegra nesse site. Desde fãs de boa música, estudantes de moda e público em geral irão gostar muito do projeto que seguiu com uma programação bem ampla no espaço físico do Itaú Cultural, em São Paulo e fica disponível para futuras discussões no site.

Também não deixe de conferir os livros na seção de Moda no espaço físico, aqui na Joaquim!

Confira uma lista que fizemos sobre a comunicação da Moda com outros temas:


O estranho na moda, de Silvana Holzmeister – Estação das Letras e Cores


Sociologia da Moda, de Frédéric Godart – SENAC


O Espírito das Roupas, de Gilda de Mello e Souza – Companhia das Letras


Moda também é texto, de Sandra Ramalho e Oliveira – Rosari


Mancebos e Mocinhas: Moda na Literatura Brasileira do Século XIX,de Mariana Christina de Faria Tavares Rodrigues – Estação das Letras e Cores


Moda – Uma Filosofia,de Lars Svendsen – Zahar


Moda e Inconsciente: Olhar de uma Psicanalista, de Pascala Navarri – SENAC

Anúncios

Navegação de Post Único

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: