JOAQUIM

Livros & Discos

Luiz Ruffato e a Igreja do Livro Transformador

Na última quinta-feira, dia 28 de julho, recebemos aqui na Joaquim a visita do escritor Luiz Ruffato, que estava em Curitiba ministrando uma oficina de romance na Biblioteca Pública do Paraná.

Desde a metade da década de 90, o escritor vem construindo uma sólida carreira dentro da literatura contemporânea. A obra Eles Eram Muitos Cavalos (2000) garantiu a ele muitos prêmios, traduções para vários idiomas e uma recém-lançada versão de bolso. Ruffato não faz por menos, desde os primeiros textos o autor se constrói através do uso do cotidiano e personagens comuns da sociedade como operários, trabalhadores informais e uma vasta gama de gente simples que anda sem muita identidade dentro da narrativa do mineiro. Todo esse universo cotidiano é forjado por um estilo próprio de linguagem que mescla o coloquial com a descrição e propõe desafios ao leitor.

Em 2009 lançou, pelo projeto Amores Expressos da Companhia das Letras, o romance Estive em Lisboa e Lembrei de Você e em breve terminará a série intitulada de Inferno Provisório (Editora Record) que faz uma construção da vida operária na sua cidade natal, Cataguases. Ainda, o escritor tem em seu currículo muitas organizações de coletâneas como 25 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira e a antologia A alegria é a prova dos nove (Globo Livros), de Oswald de Andrade.

Ruffato, veio até a livraria para gravar uma chamada para o site interrogAção sobre uma ideia interessante que lançou há alguns anos num evento literário, a Igreja do Livro Transformador. Segundo o escritor, a Igreja funciona como qualquer outra igreja evangelizadora, só basta que os fiéis dêem seus testemunhos sobre o livro que transformou suas vidas mostrando que a leitura é de fato salvadora.

Luiz Ruffato falando sobre a Igreja do Livro Transformador com o interrogAção

Apesar da ideia em si se apresentar em tom cômico, o escritor leva bastante a sério esse tipo de incentivo à leitura. Acredita que todo leitor tenha algo para contar sobre alguma obra que mudou alguns rumos da sua vida e, por que não, tratar esses motivos e o hábito da leitura tão definidores e importantes como uma crença?

Anúncios

Navegação de Post Único

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: