JOAQUIM

Livros & Discos

O que fazer em Curitiba?

2012 começou com tudo por aí também? Nós, aqui na Joaquim, voltamos com as atividades no dia 04 de janeiro e estamos nos aquecendo para um belo ano! E para começar com o pé direito, nesse clima de férias que temos aqui no Brasil até o Carnaval, resolvemos fazer um roteiro da nossa querida Curitiba, caso você fique ou passe por aqui.

Claro que se enumerássemos todos os lugares bacanas para você conhecer, a lista seria demasiada longa, então optamos por enumerar uma espécie de top 5 imperdíveis na cidade, vamos lá?

Livrarias & Sebos
Joaquim Livraria e Sebo

Curitiba tem uma bela tradição de sebos e livrarias. Para os amantes da leitura a cidade é um paraíso para todos os gostos. Claro que sua primeira parada deve ser a Joaquim! Estamos localizados num lugar privilegiado no centro da cidade entre três praças – Tiradentes, Generoso Marques e Santos Andrade, cada uma com seu próprio ponto turístico, o que vai tornar o seu passeio bem completo pela região. (veja mapa no google maps)

Para quem ainda não sabe, a Joaquim Livraria existe desde 2006 (saiba mais sobre a gente aqui) e contamos com um acervo todo especial, seja para os fãs de títulos raros que vão desde Filosofia, História, Estudos Literários e etc até o encontro com belos livros de Arte, Fotografia e Cinema. Tentamos manter um ambiente informal para que você se sinta super a vontade, além de que sempre tem um clássico tocando na nossa vitrola, prova irrefutável de que você vai se deparar com uma variedade de vinis, álbuns raros e importados.

Passe por aqui e ainda leve um guia de sebos da cidade, garantimos pelo menos uma dia todo de uma deliciosa peregrinação livreira.

Parques & Praças
Bosque do Alemão

Há quem chegue em Curitiba e exclame de imediato ¨Quantas praças e parques há por aqui!¨. De fato, a cidade possui muitos desses espaços distribuídos o que ajuda bastante a fama de cidade verde. Esse nosso clima contendo todas as estações num dia só – com a colaboração da população, também – ajuda a mantermos uma boa variedade de passeios por belas paisagens. Em alguns você pode sentar, fazer um piquenique e observar tudo ao redor. Em outros você pode andar a pé, fotografar e ainda conhecer um tanto da história do lugar.

Conheça todos os parques e praças que puder mas, ressaltamos a beleza do Bosque do Alemão. O lugar é belíssimo e existe desde 2006. Estando lá você pode fazer inúmeros passeios, trilhas e conhecer um bocado da cultura germânica da região. Além de que subindo a Torre dos Filósofos, uma torre de madeira a 20 metros de altura, você pode ter uma linda vista panorâmica da cidade.

Museu Oscar Niemeyer

Conhecido também como o Museu do Olho – fazendo referência à bela obra arquitetônica que dá as boas vindas ao lugar – o Museu Oscar Niemeyer é uma belo ponto da cidade, com exposições permanentes e temporárias. No primeiro domingo de cada mês a entrada é franca e você pode vivenciar o encontro da arte feita nos primeiros momentos do Brasil com o que há de mais atual em videoarte e fotografia, um complementando o outro e harmonizando o espaço. Uma vasta área verde cobre o jardim ao redor e anexado está o Bosque do Papa, nos fins de semana o lugar é tomado conta por manifestações culturais como grupos de street dance e teatro de rua.

Conta, ainda, com um aconchegante café e livraria que vende belos catálogos e outros materiais do Museu. Aqui na Joaquim você também encontra vários catálogos raros do Museu. Um dele é esse da exposição da dupla Gêmeos de arte de rua.

Comida!
Restaurante Estrela da Terra

Nada melhor do que ir viajar e comer a comida típica do lugar, né? Por isso mesmo que escolhemos o >Restaurante Estrela da Terra, que serve comida típica do Paraná. Localizado na frente das Ruínas de São Francisco, bem ao alto do Largo da Ordem, ele propõe uma viagem no tempo com o casarão típico do início do século XX rodeado de araucárias. Prepare-se para saborear a verdadeira comida tropeira, o famoso barreado, receitas com pirão e charque, num ambiente agradável e cheio de história para contar.

Bares, Pubs e Baladas
Jokers Bar & Etc

Uma das coisas menos difíceis por aqui é conseguir indicações de bares bacanas, tem para todo o gosto. Mas o Jokers é um desses que é um pouco de tudo ao mesmo tempo, sabe? Há 10 anos o bar trabalha com um conceito de ter vários ambientes. Você pode curtir um show ou sentar e tomar um chopp para conversar degustando um prato gostoso ao mesmo tempo, tudo isso com a sensação de estar em lugares diferentes. O bar, do lado de fora é um casarão do início do século passado e dentro tem uma decoração inspirada no personagem Coringa e sempre tem fotografias e quadros expostos pelas paredes dando um toque de bar e galeria unificados além de outros vários elementos que dão um ar vanguardista ao local.

Essa nossa lista é só uma pequena parcela das coisas bacanas para se fazer em Curitiba. Para se locomover de um ponto ao outro, você vai ter algumas opções. Há as famosas jardineiras, ônibus de dois andares que atravessam a cidade passando pelos pontos mais conhecidos, elas são um pouco caras e talvez valha mais a pena outros meios. Ou, ainda, você pode ser organizar e usar o sistema de transporte urbano da cidade, pesquise o ônibus a pegar (URBS) e bom passeio!

Esperamos você por aqui! Faça sua mala e venha cheio de inspiração! Caso visite alguns lugares da nossa lista, nos conte, aqui ou pessoalmente!

Boas Férias!

Anúncios

Navegação de Post Único

Uma opinião sobre “O que fazer em Curitiba?

  1. Pingback: O que fazer em Curitiba? Versão 2.0 « JOAQUIM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: