JOAQUIM

Livros & Discos

Carnaval em Curitiba: Unidos do Botão

o artista Hélio Leites

Se você acha que não há Carnaval em Curitiba com certeza iremos mudar a sua opinião. Num trio de textos iremos falar de lados diferentes da festa, para comprovar a pluralidade de comemoração dessa que é característica marcante do Brasil. Você já ouviu falar da menor escola de samba do mundo? Se ainda não, hoje vamos te apresentar a Unidos do Botão, a intitulada ex cola que desfila seus carros alegóricos em miniatura por ruas curitibanas. A escola é capitaneada pelo artista Hélio Leites, conhecido pelos trabalhos manuais que você pode ver de perto na feira do Largo da Ordem e ouvir historias extraordinárias contadas através de miniaturas criadas e re-criadas por uma criatividade sem limites.

Carro alegórico do desfile da Unidos do Botão em 2011

Outro detalhe do carro alegórico da Unidos do Botão em 2011

A Unidos do Botão surgiu ainda em 1991 com uma brincadeira entre a artista Kátia Horn e Hélio Leites sobre a falta de espírito carnavalesco do curitibano. Para eles, na brincadeira, o frio poderia ser um fator da falta de animação para a época e decidiram colocar cachecóis e sair com pequeninos carros alegóricos pelo centro da cidade. Então, colocaram o bloco na rua e na primeira vez cerca de 50 pessoas participaram e a cada ano o número só aumenta. Com um samba enredo próprio e temática decidida a Unidos do Botão desfila anualmente chamando a atenção dos transeuntes e para quem simpatizar, ganha até cópia impressa do samba enredo para acompanhar o desfile.

Claro que, na verdade, é a criatividade a grande homenageada nos desfiles da Unidos do Botão. Hélio Leites além de criar carros alegóricos especiais a cada ano ainda se junta com artistas, como o cantor Carlos Careqa, para a criação do samba enredo. É uma verdadeira manifestação artística homenageando a data de forma muito autêntica e divertida.

A Unidos do Botão em 2010

Ainda não sabemos dados especificos do desfile de 2012, mas assim que soubermos vamos divulgar, não perca!

Conheça mais sobre a Unidos do Botão no blog do grupo e veja fotos de vários projeto de Hélio Leites no Flickr do Povo do Botão

Anúncios

Navegação de Post Único

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: