Carnaval em Curitiba: Unidos do Botão

o artista Hélio Leites

Se você acha que não há Carnaval em Curitiba com certeza iremos mudar a sua opinião. Num trio de textos iremos falar de lados diferentes da festa, para comprovar a pluralidade de comemoração dessa que é característica marcante do Brasil. Você já ouviu falar da menor escola de samba do mundo? Se ainda não, hoje vamos te apresentar a Unidos do Botão, a intitulada ex cola que desfila seus carros alegóricos em miniatura por ruas curitibanas. A escola é capitaneada pelo artista Hélio Leites, conhecido pelos trabalhos manuais que você pode ver de perto na feira do Largo da Ordem e ouvir historias extraordinárias contadas através de miniaturas criadas e re-criadas por uma criatividade sem limites.

Carro alegórico do desfile da Unidos do Botão em 2011
Outro detalhe do carro alegórico da Unidos do Botão em 2011

A Unidos do Botão surgiu ainda em 1991 com uma brincadeira entre a artista Kátia Horn e Hélio Leites sobre a falta de espírito carnavalesco do curitibano. Para eles, na brincadeira, o frio poderia ser um fator da falta de animação para a época e decidiram colocar cachecóis e sair com pequeninos carros alegóricos pelo centro da cidade. Então, colocaram o bloco na rua e na primeira vez cerca de 50 pessoas participaram e a cada ano o número só aumenta. Com um samba enredo próprio e temática decidida a Unidos do Botão desfila anualmente chamando a atenção dos transeuntes e para quem simpatizar, ganha até cópia impressa do samba enredo para acompanhar o desfile.

Claro que, na verdade, é a criatividade a grande homenageada nos desfiles da Unidos do Botão. Hélio Leites além de criar carros alegóricos especiais a cada ano ainda se junta com artistas, como o cantor Carlos Careqa, para a criação do samba enredo. É uma verdadeira manifestação artística homenageando a data de forma muito autêntica e divertida.

A Unidos do Botão em 2010

Ainda não sabemos dados especificos do desfile de 2012, mas assim que soubermos vamos divulgar, não perca!

Conheça mais sobre a Unidos do Botão no blog do grupo e veja fotos de vários projeto de Hélio Leites no Flickr do Povo do Botão

Anúncios

Publicado por

Joaquim Livraria & Sebo

A Joaquim Livraria trabalha com os conceitos de livraria e sebo aliados. Os livros que temos no nosso espaço físico são, em boa parte, diferenciáveis do restante do mercado por serem títulos raros/esgotados ou produtos de colecionadores. O mesmo vale para os vinis que trazem o charme do retrô na atualidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s