JOAQUIM

Livros & Discos

Carnaval em Curitiba: Garibaldis e Sacis

Foto por Ivan Torial

E é sem fôlego, depois de dois domingos de pré-carnaval, que vamos falar da Garibaldis e Sacis .

Em um dos pontos mais movimentados de Curitiba, o Largo da Ordem, o bloco pré-carnavalesco Garibaldis e Sacis faz a festa do curitibano a quase 14 anos. Em 1998, o agitador cultural Itaércio Rocha fez uma provocação aos curitibanos para que a capital tivesse sua própria marca nesse feriado tão festejado. E não deu em outra, hoje a festa é aguardada por milhares de foliões que acompanham a festa em quatro domingos antes da data oficial do Carnaval.

Claro que no ínicio o bloco teve que improvisar mesmo, ia para a rua e cantava as marchinhas no gogó e saía pelas ruas do Largo da Ordem chamando o pessoal para a folia. Logo em seguida conseguiram a ajudinha com um megafone e com muito esforço mais tarde surgiram com uma Kombi que iria ser a transmissora de som até 2008! Hoje eles contam com o aluguel de um caminhão de som que funciona como trio elétrico, nada mais correto para acompanhar as milhares de pessoas que acompanham a festa.

Foto por Cido Marques

O bloco da Garibaldis e Sacis sempre foi uma bela tentativa de resgatar o clássico carnaval de rua, com as marchinhas e fantasias e inclusive, em cada domingo há uma temática diferente proposta para os foliões se divirtirem. Muitas pessoas de fora da cidade e do estado vem aproveitar esse evento que já é bem mais que um esquenta para o Carnaval oficial.

Mas a Garibaldis e Sacis não é só folia, não. O bloco tem, inclusive, a Associação Recreativa e Cultural Amigos do Garibaldis e Sacis (Arcags) que organiza tudo para que todo ano as atividades sejam cada vez melhores, fazendo reuniões, festas arrecadadoras, concursos de marchinhas e tudo que possa manter o bloco na rua com segurança e alegria. Infelizmente o poder público ainda se demonstra desinteressado em deixar essa festa ainda melhor e o pessoal vem reclamando bastante da segurança e a falta de banheiro químicos. Vamos torcer que em breve tudo se resolva.

Foto por Fundação Cultural de Curitiba

Foto por Júlio Garrido

Foto por Júlio Garrido

E para quem ficou com vontade de conhecer essa festa e não pode estar em Curitiba nessa época do ano, o grupo da Garibaldis e Sacis organiza outras festas durante o ano como o Arraial da Anita, uma festa com temática Junina (quadrilha, batuques e fandangos), fora de época, realizado de maneira comunitária e, o Sarau do Saci, evento em que artistas da cidade apresentam suas poesias, músicas e histórias/contos, em frente ao relógio das flores, no centro histórico de Curitiba, uma celebração da primavera aberta ao grande público mas com forte foco nas crianças.

Não perca a oportunidade de conhecer esse lado folião dos Curitibanos, restam dois domingos pela frente, vamos?

Agenda da Garibaldis e Sacis:
domingo, 22 de janeiro de 2012, das 15h às 22h.
domingo, 29 de janeiro de 2012, das 15h às 22h.
domingo, 05 de fevereiro de 2012, das 15h às 22h.
domingo, 12 de fevereiro de 2012, das 15h às 22h.

Local:
Largo da Ordem.
R. Claudino dos Santos, s/nº

Ingresso:
Gratuito

Anúncios

Navegação de Post Único

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: