JOAQUIM

Livros & Discos

Qual é o seu Best-Seller?

O termo Best-Seller, traduzindo de forma literal, é usado para designar os livros – de qualquer gênero – que estão nos topos dos mais populares e bem vendidos. Aproveitando aquele nosso post sobre a perspicácia das pequenas livrarias e de como elas se saem bem apostando em certos nichos e em suas próprias referências, não podíamos deixar de escrever sobre os livros mais vendidos nesse circuito que corre à parte das grandes listas.

O mais interessante no termo best-seller é que com o passar do tempo – como toda boa expressão – foi ganhando novas características e sentidos. Certos gêneros literários possuem seus próprios títulos mais conhecidos e os autores que sempre acabam criando e escrevendo em torno das suas próprias fórmulas. Claro que a maioria das pesquisas divulgadas – por exemplo, as estatísticas do site PublishNews que você vê aqui – são voltadas as grandes redes de livrarias e inclusive, boa parte dos títulos nem sempre são vendidos em livrarias como a Joaquim.

E também não é só as vendas que influencia no status de best seller de determinado título, há ainda as opiniões da crítica, o número de traduções, a temática e claro, a estrela do autor, itens decisivos para que faça parte das famosas listas de top 10 de revistas e suplementos. No circuito de pequenas livrarias e sebos a configuração dos livros mais procurados não é tão diferente das maiores. Basta que um autor caia no gosto de determinado estilo de leitor ou faça menção a determinadas teorias e correntes que logo começa a ser bem procurado.

Como não considerar por exemplo 1984, de George Orwell, ou Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, como obras essenciais no estilo de ficção científica? Ou ainda, citando os autores pop da filosofia contemporânea como Zygmut Bauman e Slavoj Zizek que vem se mantendo em boas vendas há algum tempo? E sem contar os vários títulos de moda, cinema, teoria, filosofia e afins que se mantém firme na lista dos best-sellers daqui da Joaquim. Definitivamente, best-sellers estão em todos gêneros, linhas filosóficas e afins e nós da Joaquim fizemos uma lista dos cinco best-sellers que refletem um pouco o estilo da livraria e dos leitores que aqui chegam:


Dominação Masculina – Pierre Bourdieu


Tropico dos Pecados – Ronaldo Vainfas


História da Sexualidade – Michel Foucault


On the road – Kerouac


História da Arte – Graça Proença


Marxismo e Filosofia da Linguagem – Mikhail Bakthin


Império do Efêmero – Lipovetsky


História do cinema mundial – Fernando Mascarello


O Banquete – Platão


Orlando – Virgínia Woolf

Não levando em consideração somente os tais best-sellers de massa – como os religiosos, de auto-ajuda e adolescentes – queremos saber quais são os títulos que você considera que deveriam ser best-sellers obrigatórios para todo leitor. Então, quem faz parte da sua lista de best-sellers?

Anúncios

Navegação de Post Único

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: