JOAQUIM

Livros & Discos

Versos de Circunstância, Carlos Drummond de Andrade

Parece que 2012 será um bom ano Drummondiano. O poeta de Itabira, desde o ano passado, tem recebido uma série de homenagens – como a iniciativa estilo Joyceana, dia D de Drummond, em outubro – e uma casa nova para as suas obras, com a editora Companhia das Letras que agora é responsável pela obra completa do gauche.

Em 2011 o Instituto Moreira Salles passou a ter a guarda de todo o acervo particular de Carlos Drummond de Andrade. O poeta era extremamente organizado e guardava cada rascunho, matérias publicadas e outros inúmeros souvenirs do seu dia a dia, o que, imagine, gerou muito material extra para o deleite de fãs.

Com o intuito de divulgar esse acervo o IMS começou a editar alguns livros específicos como o Versos de Circunstância – que devemos admitir ser uma de nossas belezuras favoritas por aqui – que reúne cadernos com versos muito particulares, assim como homenagens, dedicatórias e até brincadeiras com amigos de Drummond. O título carrega uma espécie de homenagem ao livro Mafuá do Malungo: Versos de Circunstância, de Manuel Bandeira – publicado na Espanha por inicicativa de João Cabral de Melo Neto – com versos que brincavam com amigos, estilos de outros poetas e afins.

O Versos de Circunstância é uma dessas peculiaridades de escritores que enche os olhos de felicidade. Editado com os fac-símiles dos cadernos de marca DeLuxe – um clássico dos cadernos espirais dos anos 50 – o livro mostra um poeta que brincava com as palavras em cada momento da sua vida, dando vida a muitos poemas de ocasião. Nesse abaixo, para a escritora Rachel de Queiroz, observe que não é somente um recado ou um conselho, há uma sonoridade especifica, escrita com cuidado para a amiga.

São no total 295 poemas, escritos entre 1951 e 1968, sendo que 229 nunca foram editados. Os cadernos são etiquetados e foram guardados com muito cuidado. Drummond pensava na posteridade, mesmo aclamado em vida, sabia que o grande reconhecimento só vem quando já há saudade.

Confira de perto Versos de Circunstância aqui na Joaquim e, como diz o slogan da campanha das novas edições do poeta, espalhe Drummond!

Anúncios

Navegação de Post Único

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: