Versos de Circunstância, Carlos Drummond de Andrade

Parece que 2012 será um bom ano Drummondiano. O poeta de Itabira, desde o ano passado, tem recebido uma série de homenagens – como a iniciativa estilo Joyceana, dia D de Drummond, em outubro – e uma casa nova para as suas obras, com a editora Companhia das Letras que agora é responsável pela obra completa do gauche.

Em 2011 o Instituto Moreira Salles passou a ter a guarda de todo o acervo particular de Carlos Drummond de Andrade. O poeta era extremamente organizado e guardava cada rascunho, matérias publicadas e outros inúmeros souvenirs do seu dia a dia, o que, imagine, gerou muito material extra para o deleite de fãs.

Com o intuito de divulgar esse acervo o IMS começou a editar alguns livros específicos como o Versos de Circunstância – que devemos admitir ser uma de nossas belezuras favoritas por aqui – que reúne cadernos com versos muito particulares, assim como homenagens, dedicatórias e até brincadeiras com amigos de Drummond. O título carrega uma espécie de homenagem ao livro Mafuá do Malungo: Versos de Circunstância, de Manuel Bandeira – publicado na Espanha por inicicativa de João Cabral de Melo Neto – com versos que brincavam com amigos, estilos de outros poetas e afins.

O Versos de Circunstância é uma dessas peculiaridades de escritores que enche os olhos de felicidade. Editado com os fac-símiles dos cadernos de marca DeLuxe – um clássico dos cadernos espirais dos anos 50 – o livro mostra um poeta que brincava com as palavras em cada momento da sua vida, dando vida a muitos poemas de ocasião. Nesse abaixo, para a escritora Rachel de Queiroz, observe que não é somente um recado ou um conselho, há uma sonoridade especifica, escrita com cuidado para a amiga.

São no total 295 poemas, escritos entre 1951 e 1968, sendo que 229 nunca foram editados. Os cadernos são etiquetados e foram guardados com muito cuidado. Drummond pensava na posteridade, mesmo aclamado em vida, sabia que o grande reconhecimento só vem quando já há saudade.

Confira de perto Versos de Circunstância aqui na Joaquim e, como diz o slogan da campanha das novas edições do poeta, espalhe Drummond!

Anúncios

Publicado por

Joaquim Livraria & Sebo

A Joaquim Livraria trabalha com os conceitos de livraria e sebo aliados. Os livros que temos no nosso espaço físico são, em boa parte, diferenciáveis do restante do mercado por serem títulos raros/esgotados ou produtos de colecionadores. O mesmo vale para os vinis que trazem o charme do retrô na atualidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s