JOAQUIM

Livros & Discos

Um universo Poty-Daltoniano

Montagem da artista da palavra e imagem de Dalton e Poty

Se você já esteve em Curitiba, passeando pelas praças, andando nas ruas do Centro Cívico com prédios governamentais ou pela região do Largo da Ordem, já se deparou com murais enormes com gravuras que retratam um tanto da história do Paraná e de Curitiba. São muitos pinheiros e a assinatura ¨Poty¨ provavelmente cumpria a cena desses desenhos. Já para quem conhece a Curitiba da literatura com certeza já ouviu e leu sobre o vampiro curitibano. As duas figuras, Poty Lazzarotto e Dalton Trevisan, andaram juntas por mais de 40 anos e essa parceria é tratada de forma muito intima e analítica no livro Entretextos, da artista plástica Sonia Gutierrez, editado pela Fundação Poty Lazarotto.

As imagens sempre fizeram parte do discurso humano, nenhuma novidade desde as pinturas rupestres em cavernas. Mais tarde, com o advento do impresso, foi se criando uma tradição no diálogo entre texto e imagem como o caso de Aubrey Beardsley e seus desenhos em Salomé, de Oscar Wilde. Em seguida a técnica de histórias em quadrinhos vinha para reforçar a ligação entre imagem e palavra como complementares no discurso.

Sonia Guttierrez constrói o texto montada na ideia de que esses diálogos são complementares entre os dois artistas curitibanos, como se fossem essenciais um ao outro. Como você pode ver em algumas imagens, Entretextos tem uma diagramação bem particular e não somente por uma questão estética. Sonia, munida do conceito de montagem por Einsenstein, cria um universo Poty-Daltoniano tendo como plano de fundo um mapa básico de Curitiba. É somente folheando o livro que temos um pouco de noção da dimensão do universo criado pelos dois artistas ao longo dos anos e de que forma isso se enraizou na Curitiba que presenciamos todos os dias.

Poty e Dalton começaram a parceria ainda na década de 40 com trabalhos na extinta Revista Joaquim que circulou nessa época na capital. Com a intenção de movimentar o circuito cultural curitibano – que segundo Dalton, sofria de um provincianismo crônico – a revista trazia textos e traduções muito ousadas para o período. Mas o primeiro trabalho literário entre os dois foi com o lançamento nacional de Novelas Nada Exemplares, em 1959. Nesse momento de construção de uma identidade cultural os dois iniciam a recriação de uma Curitiba mais mitológica e repleta de espaços e seres que ficaria marcada culturalmente pelas décadas seguintes.

Mapa da região central de Curitiba

Para ambos, Curitiba fornece bem mais que um espaço geográfico para se viver, a capital lança questionamentos existenciais que juntos buscam as respostas na montagem de uma outra cidade. Uma Curitiba formada pelos textos de Dalton, detalhista de geografia e personagens fáceis de se encontrar pelas esquinas e pelas gravuras de Poty, que fornecem um conteúdo que dialoga com o texto, sendo totalmente complementar e intrinseco ao texto de Dalton.

Propondo discutir alguns aspectos da parceria de Dalton e Poty, Sonia intercala as análises de texto e imagem com passagens que nos dão maiores percepções sobre o conceito de imagem aliada a palavra, não somente como complemento mas como uma ação dialógica entre ambos, totalmente inseparáveis.

Largo da Ordem por Poty, um dos espaços geográficos mais recorrentes no trabalho da parceria

Você encontra o livro Entretextos, de Sonia Gutierrez, aqui na Joaquim!

Assista um teaser sobre o livro:

Anúncios

Navegação de Post Único

Uma opinião sobre “Um universo Poty-Daltoniano

  1. Pingback: Ilustração de Poty sobre o Largo da Ordem « Museu Virtual da Feira do Largo da Ordem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: