JOAQUIM

Livros & Discos

Incentive alguém a ler!

Em 1996, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) definiu como 23 de abril o Dia Mundial do Livro e, mais tarde, também dos Direitos Autorais. Esse dia foi definido por conta de uma crença de que os contemporâneos William Shakespeare e Miguel de Cervantes morreram nessa mesma data mas sabe-se que os dois países – Inglaterra e Espanha – seguiam calendários diferentes na época e de que muitas informações sobre o inglês Shakespeare são extremamente confusas.

Mas claro, o bacana mesmo é poder ter um dia para voltar os olhares para as práticas de leitura e assuntos relacionados ao livro, seja ele como o objeto físico, produção literária, as campanhas de leitura e etc. Talvez hoje, fazer uma imagem com incentivo à leitura pareça algo bem banal, basta um conhecimento básico num editor de imagem e pronto mas e campanhas que realmente incomodem, façam rir e levar as pessoas pensar sobre os livros?

O Brasil tem uma história relativamente jovem em relação à produção livreira – por quase 140 anos – e em se tratando de leitura é menor ainda, sendo que boa parte da população era analfabeta até a metade do século passado. Hoje, o incentivo à leitura virou uma frase de ordem e a internet também ajuda bastante para que as campanhas se popularizem em grande velocidade.

Então, sem muitas delongas, separamos algumas imagens de campanhas à leitura em muitos momentos da história, incluindo o presente. No período da Guerra Civil na Rússia (1918 – 1922) circulavam uma série de cartazes colocando o livro como grande protagonista do socialismo. Observe a força do livro nas imagens:

¨Cuide de seu livro. Ele é um verdadeiro companheiro, nas batalhas e na paz¨

¨Das trevas à luz, da batalha aos livros, da tristeza à alegria¨

Livros durante cindo anos

Cerca de duas décadas depois os Estados Unidos criavam incentivos à leitura devido a Grande Depressão e a apatia que a população sofria com a falta de empregos e dinheiro. Observe que são imagens tipicamente de propaganda americana, nada mal se circulassem ainda hoje, né?

¨Em março leia os livros que você sempre quis ler¨

Ainda comentando o período entreguerras americano e como a propaganda de guerra surtia efeito na população o consultor de internet Philip Bradley subverteu alguns cartazes clássicos das campanhas em favor do projeto Save Libraries. Os resultados ficaram mais do que bacanas! Imagina a quantidade de dinheiro bem gasto seria usado na época para esse fim?

¨A biblioteca precisa de VOCÊ!¨

¨Esqueça o almoço, estou indo sentar e ler!¨ Ela usa sua biblioteca e você?

E para não achar que só de passado vive as campanhas de leitura, separamos algumas campanhas bem recentes e extremamente criativas de incentivo à leitura. Muita organizações, editoras e, claro, livrarias empreendem campanhas excelente de incentivo. Espalhe por aí essas campanhas! Convença alguém perto de você a ler mais!

Quando uma criança não lê, a imaginação desaparece

Campanha da livraria Mint Vinetu

Campanha Russa falando que o que faz mal mesmo é não ler

Atores de Harry Potter incentivando a leitura

FELIZ DIA DO LIVRO

Anúncios

Navegação de Post Único

Uma opinião sobre “Incentive alguém a ler!

  1. Pingback: Um leitor nunca dorme sozinho | JOAQUIM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: