JOAQUIM

Livros & Discos

A Mesa da Joaquim: Maio, terceira semana

Performance: Uma Introdução CríticaMarvin Carlson: UFMG – Trabalhos diferentes entre si aparecem descritos como performance, geralmente definida como uma forma de expressão que articula várias modalidades de arte – dança, música, pintura, teatro, escultura, literatura etc. -, desafiando classificações. Esse conceito é estudado por Marvin Carlson nesta obra, que considera a performance como o objeto das muitas formas atuais de investigação e que também engloba produções contemporâneas como o happening, as instalações, a arte do corpo, a videoarte, e outras.

Escuta Só: Do Clássico ao PopAlex Ross: Companhia das Letras – Nesta obra, o autor reúne momentos de sua carreira de crítico musical, revelando conexões entre gêneros, autores, estilos e épocas. Organizado em dezenove capítulos temáticos, o livro é uma introdução a algumas das figuras do cânone erudito, procurando explicar a arte de músicos como Mozart, Beethoven, Verdi e Schubert. Simultaneamente, canções de artistas do pop como Frank Sinatra, Kurt Cobain e a banda Radiohead recebem releituras.

Cultura na PráticaMarshal David Sahlins: UFRJ –  uma obra que recolhe importantes trabalhos acadêmicos e políticos, alguns inéditos, escritos desde os anos 1960. Estes trabalhos estão divididos em três seções, cada uma das quais é precedida por introduções que revelam as preocupações intelectuais do antropólogo Marshall Sahlins durante quatro décadas.

Educação Ambiental: Abordagens MúltiplasAloisio Ruscheinsky: Penso – Artmed – Segundo o autor desta obra, as pesquisas empíricas na educação ambiental se constituem em fontes estratégicas de informação e subsidiam os processos em curso quanto à elaboração, à implementação, ao monitoramento e ao controle social das políticas públicas ambientais. Esta obra busca reunir reflexões, propostas e experiências de pesquisadores e educadores brasileiros a respeito da temática da educação ambiental.

Contos Completos: BilingueOscar Wilde: Landmark – ‘Contos completos’, de Oscar Wilde, reúne todos os contos de um dos mais importantes autores da literatura inglesa. Esta edição bilíngüe reúne seus quatro livros de contos – ‘O príncipe feliz e outros contos’; ‘O retrato do Sr. W. H.’; ‘O crime de Lorde Arthur Savile e outros contos’; e ‘A casa das romãs’. Dentro desses trabalhos constam algumas de suas mais famosas histórias, entre elas ‘O fantasma de Canterville’, ‘O pescador e sua alma’ e ‘O crime de Lorde Arthur Savile’. O livro traz contos escritos entre 1888 e 1891, produzidos durante o período mais feliz, e menos turbulento, da vida do escritor Oscar Wilde, nome de um dos maiores autores da língua inglesa.

O Mundo ou Tratado de Luz e O Homem: Edição Bilingue (Português/Francês) Rene Descartes: Unicamp – Este livro apresenta aos leitores de língua portuguesa ‘O mundo ou Tratado da luz e O homem’, obras escritas por Descartes, de 1629 a 1633, e publicadas postumamente. Nesta edição bilíngue, ao apresentá-las em um mesmo volume, procurou-se respeitar a unidade entre eles e resgatar a intenção original do autor quando os pensou como uma única obra. N’O mundo, Descartes apresenta as principais doutrinas de sua ‘física’ mecanicista (estrutura da matéria, leis do movimento, explicação do sistema planetário, natureza e propriedades da luz). Com isso, oferece uma visão de seu ‘mundo’, sem deixar de se preocupar com sua fundamentação. N’O homem, Descartes expõe a sua concepção de fisiologia, na qual a mecânica é adotada como modelo explicativo. Ao apresentar o corpo humano pelo recurso comparativo à máquina artificial, esse texto pode ser interpretado como um estudo propedêutico à construção da medicina.

Anúncios

Navegação de Post Único

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: