JOAQUIM

Livros & Discos

A Mesa da Joaquim: Junho, segunda semana

A arte de fazer um grande vinho – Edward Steinberg: WMF Martins Fontes – Este é um estudo aprofundado da produção de um grande vinho. Para fazer esse estudo, o autor nos conta duas histórias – uma, a principal, trata de um único vinho, o Sorì San Lorenzo 1989, e acompanha a trajetória da bebida desde o vinhedo até o engarrafamento; a outra, que se entrelaça com a primeira, é a história de como Angelo Gaja transformou o Barbaresco, um obscuro vinho italiano, numa celebridade internacional entre os enófilos.

Afinado DesconcertoFlorbela Espanca: Iluminuras – Este livro contém os seguintes contos – ‘Carta da Herdade’, ‘À margem dum soneto’, ‘O regresso do filho’, ‘O aviador’, ‘Os mortos não voltam’, ‘O resto é perfume’, ‘O inventor’ e ‘O sobrenatural’. Há ainda cartas de Florbela Espanca escritas para seus familiares e para intelectuais, como Américo Durão e Raul Proença, e o diário da autora escrito durante 1930.

Diários de Jack Kerouac (1947 – 1954)Jack Kerouac: L&PM – O Jack Kerouac mais conhecido é aquela figura dos romances autobiográficos do autor, meio bad boy, meio anjo torto. E, no entanto, somente os seus diários íntimos – até hoje inéditos em livro -, nos quais ele desvendou seus sentimentos mais recônditos, revelam o verdadeiro Kerouac – o seu eu mais real, mais honesto e filosófico. Em ‘Diários de Jack Kerouac, 1947-1954’, o historiador Douglas Brinkley reuniu uma seleção de anotações dos diários escritos durante o período mais crucial da intrépida vida do romancista, começando em 1947, quando ele tinha 25 anos, e seguindo até 1954. Um verdadeiro retrato do artista quando jovem, estes diários mostram uma alma sensível mapeando seu próprio progresso como escritor e digerindo os seus mais importantes precursores literários, como Dostoiévski, Tolstói, Joyce, Mark Twain, Céline, entre outros. Nestas páginas confessionais, o leitor vai encontrar relatada grande parte dos acontecimentos imortalizados em ‘On the road’, a eterna e iluminada devoção do escritor por um catolicismo místico, histórias das suas viagens pelos quatro cantos dos Estados Unidos, seu amor por uma América transcendental e anotações de idéias para inúmeros textos, além da sua crônica e tocante melancolia.

Festa: Cultura e Sociablidade na América Portuguesa Volume IIIstván Jancso: Edusp – Volume 2 – Vida Material e Cultura Festiva; Festas na Corte Portuguesa; Visões de Viajantes Europeus – Exotismo e Barbárie; A Festa Documentada – Aspectos Historiográficos; A Festa como Representação; A Memória Gestual e Sonora da Vida Festiva – O Uso das Fontes; Festas Singulares; A Propósito da Festa. * Volume 2 – Vida material e cultura festiva; Festas na corte portuguesa; Visões de viajantes europeus – exotismo e barbárie; A festa documentada – aspectos historiográficos; A festa como representação; A memória gestual e sonora da vida festiva – o uso das fontes; Festas singulares.

História do Cristianismo: Para Compreender melhor o nosso TempoAlain Corbin: WMF Martins Fontes – O cristianismo impregna a vida cotidiana, os valores e as opções estéticas até mesmo dos que o ignoram. Ele contribui para o desenho da paisagem dos campos e das cidades. Às vezes, ganha destaque no noticiário, mas os conhecimentos necessários à interpretação dessa presença se apagam com rapidez. Com isso, a incompreensão aumenta. Admirar o monte Saint-Michel e os monumentos de Roma, de Praga ou de Belém, contemplar os quadros de Rembrandt, apreciar verdadeiramente certas obras de Stendhal ou Victor Hugo implica poder decifrar as referências cristãs que constituem a beleza desses lugares e dessas obras-primas. Entender os debates sobre a colonização, as práticas humanitárias, a bioética, o choque de culturas também supõe um conhecimento do cristianismo, dos elementos fundamentais da sua doutrina, das peripécias que marcaram a sua história, das etapas da sua adaptação ao mundo.

Anúncios

Navegação de Post Único

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: