JOAQUIM

Livros & Discos

A Mesa da Joaquim: Junho, última semana

Gilberto Gil: A Poética e a Política do CorpoCássia Lopes: Perspectiva – Impõe-se como uma das mais atualizadas e definitivas leituras desse ícone da cultura brasileira, trabalho que reúne experiência acadêmica, sensibilidade analítica e compromisso político. A qualidade da abordagem justifica-se graças à nova configuração assumida pela academia na atualidade, não se limitando a apontar a excelência do trabalho de determinado autor, mas incorporando-a à imagem do intelectual, do formador de opinião e do homem público. No atual cenário das artes, é impossível descartar o modo performático como são concebidas e executadas as obras, prevalecendo os recursos cênicos e a opção pela oralidade, ao lado da atuação corporal, cotidiana e profissional dos intérpretes. Nada mais justo do que considerar a atuação do artista ao lado da do político, uma vez que o projeto poético do compositor nunca abriu mão de seu compromisso com a estetização da vida cotidiana, da exuberância e do entusiasmo pela conjunção vanguardista entre arte e vida.

Adeus-Tristeza: A História dos meus AncestraisBelle Yang: Quadrinhos na Cia – Belle Yag escolheu os quadrinhos para narrar a saga de sua família. Nascida em Taiwan, Yang emigrou com a família para os Estados Unidos aos sete anos. Na década de 1980, voltou à China para estudar pintura e caligrafia. Mas, perseguida por um ex-namorado que a havia ameaçado de morte, ela é obrigada a retornar à casa dos pais, na Califórnia. Enquanto seus amigos ocidentais desfrutavam uma vida de liberdade criativa e pessoal, Yang se vê paralisada pelo medo. Aos poucos, as histórias de seu pai sobre a Velha China, pelas quais ela nunca havia se interessado, vão se transformando num projeto- recontar a saga da dinastia Yang durante o século XX. A partir das disputas e dos embates entre o patriarca dos Yang e seus filhos, a autora revisita cem anos de história chinesa. O enfoque na intimidade da família, os Yang vivenciado a invasão da Manchúria pelos japoneses, a grande fome, a Segunda Guerra Mundial e a subida dos comunistas ao poder. Além dos traços de quadrinhos contemporâneos, o livro ainda contém carga de poesia.

Os excluídos das História: Operários, Mulheres, PrisioneirosMichelle Perrot: Paz e Terra – Em Os excluídos da História encontraremos operários, mulheres e transgressores da ordem burguesa configurando um conjunto polissêmico e modelado de forma a ganhar a dimensão de sujeitos da História. A paixão de Perrot pelo belo lhe impõe uma linguagem direta, clara e elegante ao extremo, sem prejuízo do rigor conceitual; revelando verdadeiras lições de como se faz pesquisa, seus textos expõem o arcabouço teórico e os procedimentos da análise, e oferece a oportunidade de conhecê-los e avaliá-los.

O Planalto e a EstepePepetela: Leya – Julio e Sarangerel eram estudantes em Moscou, no auge da União Soviética, quando se apaixonaram. Ele, um jovem estudante angolano, entusiasmado com a revolução e ansioso por levar os preceitos socialistas ao seu país. Ela, uma jovem da Mongólia, aspirante aos mesmos ideais – um mundo mais justo. Não sabiam eles, porém, que a ‘união dos povos’ não seria algo tão fácil a ser conquistado. Pelo contrário – o amor da juventude tardaria 35 anos a ser concretizado. O autor angolano Pepetela faz um retrato de um mundo dividido por duas ideologias. Um período em que a maioria das decisões eram tomadas na esfera política – até o amor.

On The Road (Edição especial do filme) – Jack Kerouac: L&PM – A obra-prima de Kerouac foi escrita fundindo ação, emoção, sonho, reflexão e ambiente Nesta nova literatura, o autor procurou captar a sonoridade das ruas, das planícies e das estradas americanas para criar um livro que transformaria milhares de cabeças, influenciando definitivamente todos os movimentos de vanguarda, do be bop ao rock, o pop, os hippies, o movimento punk e tudo o mais que sacudiu a arte e o comportamento da juventude na segunda metade do século XX

Anúncios

Navegação de Post Único

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: