JOAQUIM

Livros & Discos

A Mesa da Joaquim: Julho, segunda semana

Warhol TVJudith Benhamou-Huet: Aeroplano – O livro pretende revelar a figura considerada representativa do pop art- Andy Warhol. Com depoimentos de personalidades que conviveram com o artista e imagens extraídas de vídeos do Warhol, a obra pretende construir um delineado perfil de alguém que, segundo esta obra, participou de maneira ativa na formação do moderno significado da relação mídia versus espectador.

Os estabelecidos e os Outsiders Elias Norbert: Zahar – Uma pesquisa de campo numa cidadezinha inglesa no final dos anos 50 lança luz sobre os mais recentes debates sobre as relações de poder. Um valioso instrumental para a análise de questões de grande atualidade; violência, discriminação e exclusão social. Tardiamente consagrado como um dos cientistas sociais mais importantes do século XX, Elias vem tendo pouco a pouco sua grandiosa, e já clássica, obra publicada no Brasil.

Da Criação ao Roteiro: Teoria e Prática – Doc Comparato: Summus – Dividida em quinze capítulos e três anexos, esta obra focaliza desde a ideia e os primeiros apontamentos até o roteiro final, passando por tópicos como conflito, personagem, ação, tempo e unidade dramáticos. Os capítulos começam com um texto reflexivo sobre o assunto em pauta e terminam com uma recapitulação ordenada da explanação e uma proposta de exercícios. Assim, ‘Da criação ao roteiro’ mantém o equilíbrio entre o texto teórico e o pragmatismo do manual que ensina como fazer.

O Lobo da Estepe (edição de bolso) – Hermann Hesse: BestBolso – Harry Haller acredita que sua integridade depende da vida solitária que leva em meio às palavras de Goethe e as partituras de Mozart – um intelectual de 50 anos tentando equilibrar-se à beira do abismo dos problemas sociais e individuais, ante os quais a sua personalidade se torna cada vez mais ambivalente e, por fim, estilhaçada. Este livro foi escrito quando Hesse tinha 50 anos, como seu personagem, e estava influenciado pela psicanálise.

8x Fotografia: Ensaios – Organizado por Lilia Moritz Schwarcz e Lorenzo Mammi: Companhia das Letras – Tradicionalmente associada ao registro documental e objetivo, a fotografia muitas vezes foi tida como arte menor. Certamente não é isso o que pensam os oitos autores deste livro. Convidados pelo crítico de arte Lorenzo Mammì e pela antropóloga Lilia Moritz Schwarcz, professores, críticos e um fotógrafo profissional elegeram livremente uma fotografia e a tomaram como ponto de partida para construir ensaios. Questionando concepções consagradas, e muitas vezes equivocadas, os textos refletem sobre as imagens, aproximando a fotografia da filosofia, da política e da memória.

A Fabulosa Culinária Mediterrânea: Dos contos de Esopo – Pedro Luna e Piero Cagnin: Record – Um dia, a neta do escritor Pedro de Luna perguntou a ele; – Vovô, o que comem as pessoas nas fábulas e nos contos de fadas? Isso o fez pensar além das bruxas e ogros que comem criancinhas e dos lobos famintos por carneiros suculentos. Pedro começou a visualizar um livro diferente, com receitas inspiradas nas clássicas fábulas de Esopo, que há milênios ocupam o imaginário de todas as culturas ocidentais. O resultado desse projeto, realizado em parceria com Piero Ganin, é um livro de fábulas e receitas deliciosas, acompanhadas por uma gostosa história das raízes da cozinha mediterrânea. Leitura para a sala e roteiro para inesquecíveis refeições, que levarão leitores e gourmets, guiados por Esopo, a uma viagem pelas lendas, mitos, sabores, temperos e perfumes de uma das cozinhas mais saborosas e saudáveis do mundo.

Anúncios

Navegação de Post Único

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: