JOAQUIM

Livros & Discos

Mesa da Joaquim: Especial Dia do Rock

The Doors por The DoorsBen Fong-Torres: Agir – A banda de rock The Doors atuou no meio musical na segunda metade do século XX, e sua influência permaneceu em grupos musicais contemporâneos. Nesta obra, os membros que ainda estavam vivos do The Doors abriram seus arquivos e contaram a história desse grupo musical. Com depoimentos reveladores, entrevistas e textos do guitarrista Ray Manzareck, esta biografia busca abrangir tudo o que se há para saber dessa banda.

O Som da Revolução: Uma história cultural do Rock 1965-1969 Rodrigo Meher: Record – Esta obra se propõe a contar a história cultural do rock a partir de um corte entre os anos de 1965 a 1969, utilizando também como base o som de Bob Dylan, The Byrds, Beatles, Pink Floyd, entre outros.

Paul MacCartney: Uma Vida – Peter Ames Carlin: Nova Fronteira – Construída com base em anos de pesquisa e entrevistas novas com amigos, companheiros de banda e colaboradores, perpassando toda a vida de Paul McCartney, a biografia de Carlin procura capturar as inúmeras facetas de Paul McCartney e pintar um retrato deste importante artista.

Um dia na Vida dos BeatlesDon McCullin: Cosac Naify – No verão de 1968, após o lançamento do Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, os Beatles estavam no meio do processo de gravação do Álbum Branco (White Album). Em julho daquele ano, resolveram convidar o fotógrafo Don McCullin para fotografá-los durante um dia inteiro. Era um domingo, dia 28, e Don foi ao encontro dos Beatles num estúdio do jornal Sunday Times, em Londres, e os fotografou para a capa da revista Life. McCullin usou cerca de 15 rolos de filme para registrar a banda da Old Street até a área de Limehouse, voltando até a casa de Paul no bairro St. John’s Wood. As fotos tiradas naquele dia são apresentadas nesta obra.

A Balada de Bob Dylan: Um retrato musical – Daniel Mark Epstein: Zahar – Nesta obra Daniel Epstein conta, a partir de quatro concertos de Dylan (em 1963, 1974, 1997 e 2009), como o artista se reinventou diversas vezes ao longo da carreira – o jovem cantor folk, o roqueiro, o recluso hippie rural, o profeta, o pastor evangélico, o decadente e, por fim, o septuagenário reconciliado consigo mesmo. Em ‘A balada de Bob Dylan’, Epstein discute cada um dos álbuns, analisa as letras de suas músicas, e traz à tona o contexto sociopolítico e musical através das entrevistas com pessoas próximas ao cantor ao longo da carreira. O autor analisa ainda as circunstâncias em que os shows aconteceram, as mudanças no comportamento do público, as evoluções no repertório, as diferenças nos arranjos das músicas mais conhecidas e, por fim, os rumos de uma carreira artística considerada corajosa.

Renato Russo: o Filho da Revolução Marcelo Carlos: Agir – O livro traz informações sobre Renato Russo, o líder da Legião Urbana e considerado por muitos como um dos maiores ídolos do rock brasileiro. Letras e documentos descobertos pelo autor revelam aspectos pouco conhecidos da trajetória do artista – paixões, angústias, sonhos e confissões. A obra conta com mais de cem entrevistas, incluindo depoimentos de Dado Villa-Lobos, Dinho Ouro Preto, Herbert Vianna, Millôr Fernandes, Ney Matogrosso, Tony Bellotto e vários amigos anônimos.

Anúncios

Navegação de Post Único

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: