JOAQUIM

Livros & Discos

Mesa da Joaquim: Julho, quarta semana

Construção de VestuárioAnette Fischer: Bookman – Terceiro livro da coleção Fundamentos de Design de Moda, ‘Construção de Vestuário’ oferece uma apresentação ilustrada às principais etapas que envolvem a construção de uma roupa, da modelagem e ‘moulage’ a técnicas de corte e costura e acabamento. Anette Fischer mostra passo a passo o processo, ensinando a teoria, as habilidades práticas e a técnica que você precisa para ser bem-sucedido na área.

A Linguagem das CoisasDeyan Sudjic: Intrínseca – Aborda os encantos de uma variedade de ícones – carros, móveis e projetos arquitetônicos, e relembra como certos objetos, que se tornaram paradigmas do desenho industrial, influenciam a indústria, o comércio e o marketing. Dos excessos das passarelas ao humor inspirado por um utensílio de cozinha com grife, o autor mostra como é possível manipular e seduzir pessoas pelas coisas que possuem ou desejam possuir. E, ao expor as engrenagens da engenharia do consumo, torna evidentes os truques da fabricação do bom gosto e suas consequências. A obra explora detalhes como os motivos que levam os designers a sonhar com sua assinatura em uma cadeira ou uma luminária, e questiona em que ponto termina o design e começa a arte.

Inferno Atlântico: Demonologia e Colonização (Séculos XVI – XVIII): Companhia das Letras – A chegada dos europeus à América no século XV representou muito mais do que o estabelecimento de relações econômicas e políticas entre os dois continentes. Em ‘Inferno Atlântico’, terceiro livro de Laura de Mello e Souza, a historiadora paulista faz uma análise instigante das transformações que os dois povos sofreram no plano religioso a partir do choque provocado pelo contato entre aquelas culturas, até então (e, em muitos aspectos, ainda hoje) tão distintas. A autora divide esta obra em duas partes. A primeira procura inserir o contraste das crenças religiosas no quadro do sistema colonial e das mudanças por que passava a Europa no século XVI. Buscando sempre focalizar as relações luso-brasileiras entre os séculos XVI e XVIII, a autora evidencia na segunda parte do livro a importância cotidiana das concepções demonológicas.

Microfísica do Poder Michel Foucault: Graal – A medicina, a psiquiatria, a justiça, a geografia, o corpo, a sexualidade, o papel dos intelectuais e o Estado são analisados por Foucault em vários artigos, entrevistas e conferências reunidos neste livro. Todos os textos têm como tema central a questão do poder nas sociedades capitalistas – a sua natureza, seu exercício em instituições, sua relação com a produção da verdade e as resistências que suscita.

A Maçã no EscuroClarice Lispector: Rocco – Neste livro, o atordoado Martim se torna um novo homem após ter supostamente assassinado a mulher. Fugindo do crime, acaba descobrindo-se por inteiro, desprezando os antigos valores estabelecidos em sua vida. Sua fuga, em vez de isolá-lo, remonta à criação do homem, de um novo ser surgido do nada. Em vez de julgar os personagens culpados ou inocentes, Clarice Lispector busca fazer deles aprendizes do mundo, onde cada etapa funciona como uma gênese de um ser recém-criado.

Santugri: Histórias de Mandinga e Capoeiragem Muniz Sodré: José Olympio – A presente coletânea é composta por dezoito contos, que abrangem uma longa faixa de tempo, desde o ancestral africano até o brasileiro do século XXI.

Anúncios

Navegação de Post Único

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: