JOAQUIM

Livros & Discos

O que fazer em Curitiba? Versão 2.0

O mundo não acabou e 2013 começou com tudo. Então, mãos à obra!

Ano passado fizemos uma lista bacana para você que vem à Curitiba aproveitar alguns dias de férias, dar uma passeada e nada melhor que já ter em mente o que fazer quando chegar por aqui, né?

A lista do ano passado – que você acessa aqui– continua valendo e ela é bem ampla, qualquer época do ano que você chegue na capital paranaense pode aproveitar todos aqueles lugares sugeridos. Dessa vez vamos falar de eventos e lugares que consideramos muito legais que acontecem nesse primeiro mês do ano – alguns se estendem pra frente – e que são ótima alternativas para você aproveitar cada segundo por Curitiba.

Exposições

Múltiplo Leminski

multiploleminski

Essa é a primeira grande exposição dedicada ao grande poeta marginal curitibano. A Múltiplo Leminski fica em cartaz até 05 de maio de 2013 e conta com a curadoria da esposa e poeta Alice Ruiz e filhos. A exposição foi organizada no espaço do “olho” do MON – Muser Oscar Niemeyer e tem um pouco de tudo da vasta produção do tudoaomesmtempo Paulo Leminski. Então esteja preparado para a vertigem que vai desde a literatura, traduções, quadrinhos, grafite, cinema, música e etc e reserve pelo menos uma tarde toda nesse passeio.

Museu Oscar Niemeyer – Exposição “Múltiplo Leminski”
Local: Salão Principal (Olho) Rua Marechal Hermes, 999. Centro Cívico, Curitiba – PR
Terça a domingo
10h às 18h
R$6,00
R$3,00 (meia-entrada)
Venda de ingressos até 17h30
Ingressos e horários especiais

Curitiba Anos 50

Curitiba-Anos-50

Para quem gosta de conhecer a história de uma cidade quando viaja, além da arquitetura ainda presente, vai encher os olhos com a exposição que mostra a capital nos anos 50. A exposição Curitiba Anos 50 mostra que a cidade também respirou os ares progressistas daquela década, as imagens e textos mostram que para deleite dos moradores, o clima era de permanente construção, próprio das grandes metrópoles. A cidade pontuava seu horizonte com prédios cada vez mais altos, anunciados em todas as revistas locais como a tradução do progresso e do clima de euforia do momento. São textos, fotos, gibis e revistas de época, além de filmes e ambientações que poderão ser vistos até novembro de 2013. A entrada é franca e a exposição está no Memorial de Curitiba que fica no setor histório da cidade, no Largo da Ordem.

Exposição “Curitiba Anos 50”, com material do acervo da Casa da Memória da Fundação Cultural de Curitiba.
Local: Salão Paranaguá do Memorial de Curitiba (Rua Claudino dos Santos, 79 – Setor Histórico).
Data: Até 3 de novembro de 2013.
Horário de visitas: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e 13h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 15h.

Eventos

Garibaldis e Sacis

Foto por Júlio Garrido

Foto por Júlio Garrido

Em um dos pontos mais movimentados de Curitiba, o Largo da Ordem, o bloco pré-carnavalesco Garibaldis e Sacis faz a festa do curitibano a quase 15 anos. Em 1998, o agitador cultural Itaércio Rocha fez uma provocação aos curitibanos para que a capital tivesse sua própria marca nesse feriado tão festejado. E não deu em outra, hoje a festa é aguardada por milhares de foliões que acompanham a festa em quatro domingos antes da data oficial do Carnaval.

Fique por dentro da programação da Garibaldis e Sacis (via Facebook) e se estiver por Curitiba, não perca!

Lugares

Bicicletaria Cultura

bicicletariaculturalPara quem vem com bicicleta, quer alugar uma ou quer conhecer iniciativas sobre mobilidade, cicloativismo e afins, a Bicicletaria Cultural é uma boa pedida. Nascida de uma iniciativa privada para atender uma necessidade pública o pessoal dá suporte como estacionamento, oficinas e ações culturais diversas para ciclistas. O lugar conta com uma agenda bem diversificada para todos os gostos e estilos para quem curte as duas rodas.

Bicicletaria Cultural
Site
Rua Pres. Faria, 226 – Subsolo
Centro – Ao lado da UFPR – Pç. Santos Andrade
41 3153 0022 – Curitiba – PR – Brasil
Telefone: +55 41 3153.0022

Gibiteca de Curitiba

gibiteca-curitiba-interior

A Gibiteca de Curitiba é considerada a primeira do país fundada em 1982 pelo arquiteto e colecionador Key Imamura. O lugar conta com várias atividades diárias além do belo acervo com mais de 30 mil títulos e muitas coleções de todos os estilos de quadrinhos. Conhecida por ter formado muitos dos atuais quadrinistas e ilustradores ela foi responsável também por trazer muitos nomes para conversas como o Laerte, Angeli, Luiz Gê além de nos últimos dois anos ser um dos grandes motivos para que a Gibicon – Convenção Internacional de Quadrinhos acontecesse na cidade e trouxesse outros nomes dos quadrinhos mundiais.

Gibiteca de Curitiba
Rua Carlos Cavalcanti, 533
Solar do Barão
9h às 12h e 14h às 19h (2ª a 6ª feira) e 12h às 19h (sábado)

Comidas

Aldeia do Beto

aldeiadobeto2

Considerado o primeiro lugar de Curitiba à trazer as deliciosas batata suíças – recomendamos! – a Aldeia do Beto ainda é um espaço muito bacana para se ir. Conta com exposições, renovadas de tempos em tempos, de artistas locais, shows de jazz e MPB para embalar os jantares além de outros eventos envolvendo teatro e literatura, afinal a proposta é unir comida e atrações culturais.

Site
Aldeia do Beto
R. Professor Brandão, 678, Alto da XV, Curitiba
Terça a sexta: 17h à 1h
Sábado e domingo: 11h à 1h
Segunda: não abre

Bar Stuart

Essa dica vai para os mais ousados e que não tem maiores dificuldades em experimentar coisas novas quando se trata de comida. O Bar Stuart nasceu lá em 1904 e até hoje guarda boa parte do estilo da época. No cardápio tem uma variedade grande de petiscos, bebida e transmite jogos de futebol como todo bom boteco. Porém, o prato que faz mais sucesso no lugar é a porção de testículos de boi. E aí, vai encarar?

Bar Stuart 2

Bar Stuart
Endereço: Praça General Osório, 427, Centro, Curitiba, CEP: 80020010
Segunda a sexta: 9h às 23h
Sábado: 9h às 18h
Domingo: 9h às 15h
Telefone: (41) 3323-5504

Esperamos que você aproveite a cidade e claro, não deixe de aparecer por aqui dar uma folheada nos livros, ouvir um bom vinil e dar uma papeada.

Anúncios

Navegação de Post Único

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: