JOAQUIM

Livros & Discos

Só sei que nada Sei

“Só sei que nada sei”

socrates

Já diria o ateniense Sócrates, considerado o pai do pensamento ocidental e professor de nomes como Platão e Xenofonte. Mas antes dele, e ainda na Grécia, houveram outros nomes que questionavam as relações do ser humano com o universo e a natureza. Os gregos foram fundamentais para que os alemães e os franceses – dos quais já falamos – desenvolvessem as suas escolas filosóficas.

Os gregos são responsáveis pelos primeiros questionamentos sobre quem somos, de onde viemos e o que estamos fazendo aqui. A Filosofia – que significa justamente “amor à sabedoria” – foi a base de todas as suas criações que ficaram como legado e base da nossa cultura. Desde a Matemática, História, Medicia, Artes até a tragédia e comédia do Teatro grego foram sempre baseados nos estudos da análise dos pensamentos filosóficos.

tales-miletoA filosofia na Grécia surge com a Escola de Mileto que estudava a natureza (physis) e buscava através da razão entender as origens, relações e mudanças dela e do ser humano através dos tempos. Esse período também é chamado de pré-socrático e serviu como base para surgir a Escola Socrática.

Nesse segundo momento a filosofia e a ciência começam a se separar e o ser humano e a ética se tornam a maior ocupação do pensamento grego. O educador e filósofo Sócrates era muito mais preocupado em conhecer os questionamentos existenciais dos indíviduos do que as leis que o Universo é regido, acreditava que a educação seria a causa da evolução e deveria ser construída sobre a luz da razão. Ele foi responsável por uma verdadeira revolução no pensamento grego pois tornava público tudo que pensava e acabava chamando a atenção de muitos. Foi acusado de corromper os jovens e renegar os deuses pagando com a própria vida condenado a beber cicuta, um veneno mortal.

apologia-a-socratesSócrates teve uma existência que muitos consideram duvidosa, pois sabe-se dele apenas por relatos de Platão, Aristófanes e Xenofonte. Em Apologia de Sócrates (L&PM), Platão faz a sua própria versão de um discurso dado pelo mestre defendendo a si mesmo antes de ser condenado. Xenofonte também relatou ditos e feitos memoráveis de Sócrates. Percebe-se que seus discípulos eram bastante gratos aoS ensinamentos e como era um exímio orador, cabia aos ouvintes repassarem seu legado.

banquete-lpmPlatão foi um dos discípulos mais prolíficos de Sócrates e além de ser autor de inúmeros diálogos filosóficos fundou a primeira instituição de ensino superior do mundo ocidental, a Academia Platônica. Ele tinha facilidade e desenvoltura para tratar de qualquer tema entre eles a ética, a política, a metafísica e a teoria do conhecimento. Foi ainda um exímio escritor destacando obras como O Banquete (L&PM) em que ele relata um encontro entre amigos, entre eles Sócrates e Aristófanes. A proposta era definir o conceito de Eros (amor e belo), uma das definições mais importantes do mundo antigo. O livro é um dos principais diálogos de Platão e abrange ainda conceitos de amizade, decência e raciocínio.

Defendia que o ser humano está em constante contato com dois tipos de realidade, a intelígivel e a sensível. A primeira seria imutável e a segunda seria apenas imagens da outra, uma espécie de realidade dependente. Essa teoria das ideias proposta por Platão iria mais tarde confrontar diretamente com seu aluno Aristóteles que discordava da divisão.

Outra obra fundamental de Platão é A República, onde ele define os princípios éticos que devem nortear o mundo social. Expões suas ideias políticas, filosóficas, estéticas e jurídicas, é nessa obra que se encontra a clássica Alegoria da Caverna, sobre o aprisionamento da razão.

Platão e Aristóteles, pintador por Raphael

Platão e Aristóteles, pintador por Raphael

Aristóteles foi provavelmente o aluno mais prolífico de Platão, se tornando mais tarde professor de Alexandre, o grande conquistador. Escrevia muito sobre os mais variados assuntos desde física e zoologia até leis que regessem a poesia e o drama. É considerado, até mais que Platão, uma base sólida para o pensamento ocidental mas acredita-se que apenas um terço do seu trabalho tenha sobrevivido ao tempo.

edição em latim de Arte Poética

edição em latim de Arte Poética

Arte Poética e Arte Retórica são duas obras fundamentais do pensador. A primeira se propõe a refletir não somente sobre a poesia mas sobre o sentido da arte como um todo, falando de imitação e sensações causadas no espectador, ouvinte ou leitor. Já na segunda obra ele desenvolve ideias sobre a poderosa arma da persuasão.

Outra obra bastante interessante de Aristóteles é Ética a Nicômaco, considerada a principal obra dele no assunto, em que ele elabora um estudo sobre a ética fazendo uma reelaboração das pesquisas que o precederam. Ainda, faz considerações acerca do papel do hábito e da prudência, ressaltando que entre um e outro seria possível ter uma vida virtuosa.

É inegável o legado deixado pelo gregos à civilização ocidental. Deram vez e ampliaram os estudos da filosofia, criaram o teatro (comédia e tragédia), a imitação como arte além de estudos fundamentais nos campos da medicina, matemática e física. Assim como tudo, há sempre um pontapé inicial para que algo se desenvolva. No campo do pensamento e conhecimento os gregos, se não foram os primeiros a parar para pensar sobre a existência e as relações humanas e natureza, foram os primeiros a escrever e deixar um material importante para que possamos compreender um pouco melhor o hoje.

Está procurando algum título do pensamento grego em especial? Nos pergunte pelo email info@joaquimlivraria.com.br

Anúncios

Navegação de Post Único

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: