JOAQUIM

Livros & Discos

Round 1: Chomsky X Žižek

O linguista Noam Chomsky

O linguista Noam Chomsky

Noam Chomsky, o pai da Linguística moderna, não é muito fã do bad boy, figura pop da filosofia contemporânea, Slavoj Zizek. Diferente da maioria, Chomsky não vê tanta genialidade na figura do esloveno e não poupa palavras para expressar seu desdém a ele.

Em trecho de uma entrevista ao Veterans Unplugged – programa de rádio americano de dicado a assuntos políticos – em dezembro de 2012, Chomsky foi questionado sobre Zizek, Jacques Lacan e Jacques Derrida. Abaixo o que ele disse:

“O que você está se referindo é o que é chamado de “teoria.” E quando eu digo que eu não estou interessado em teoria, o que eu quero dizer é que eu não estou interessado em “posturas”, usando termos extravagantes como polissílabos e fingir que tenho uma teoria, quando você não tem nenhuma teoria qualquer. Portanto, não há nenhuma teoria, em qualquer uma dessas coisas, não no sentido de teoria de que qualquer um está familiarizado nas ciências ou qualquer outro campo sério. Tente encontrar nesses trabalhos que você mencionou alguns princípios a partir dos quais você pode deduzir conclusões, proposições empiricamente testáveis ​​onde tudo possa ir além do nível de algo que você possa explicar, em cinco minutos para alguém de doze anos de idade. Veja se você pode descobrir isso quando as palavras bonitas são decodificadas. Eu não posso. Então, eu não estou interessado nesse tipo de postura. Žižek é um exemplo extremo disso. Eu não vejo nada no que ele está dizendo. Jacques Lacan eu realmente sabia. Eu meio que gostava dele. Tivemos reuniões de vez em quando. Mas, francamente, eu pensei que ele era um charlatão total. Ele estava apenas fazendo pose para as câmeras de televisão da mesma forma que muitos intelectuais de Paris fazem. Por que ele é influente, eu não tenho a menor idéia. Eu não vejo nada ali que possa ser influente.”

*Tradução livre
O filósofo pós-contemporâneo Slavoj Žižek

O controverso Slavoj Žižek

Ainda, Chomsky diz que os seguidores do filósofo pós-moderno Zizek podem ser intitulados de “Cults”, se referindo à tudo que tange ao campo intelectual e que fica popular com grande facilidade. Até os anos 90, Chomsky era apenas um acadêmico com vasta produção acadêmica – vale lembrar que além de linguista ele é um grande analista político e inclusive, contra as políticas americanas – mas uma figura que aparecia pouco na mídia e evitava controvérsias. Atualmente Chomsky está aproveitando a terceira idade para soltar o verbo e afinal, quem não gostaria?

Você pode ouvir o áudio completo nesse link.

Via

Navegação de Post Único

Uma opinião sobre “Round 1: Chomsky X Žižek

  1. Pingback: Round 2 e 3: Chomsky X Žižek | JOAQUIM

Deixe um comentário

