JOAQUIM

Livros & Discos

As pinturas de borda e os segredos dos Livros

winter-new

Livro do acervo da Universidade de Iowa

As tecnologias que tanto facilitam nossas vidas há pelo menos um século também servem de apoio para muitos anunciarem o fim de muitas coisas, e o livro impresso é uma delas. Mas será que um objeto desenhado de forma tão prática, sem consumo de energia, ergonômico e artístico vai perder mesmo seu espaço nessa sociedade contemporânea? Uma notícia interessante, vinda diretamente da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, nos ajuda a pensar sobre como os livros podem carregar arte e seus próprios mistérios, e não estamos falando apenas do seu conteúdo.

Colleen Theisen, que colabora no setor de coleções especiais e arquivos da Universidade, postou nas redes sociais .gifs (imagens animadas que você pode ver abaixo) demonstrando como funcionam as pinturas de borda em livros que datam aproximadamente a metade do século 18. Um dos livros em questão se chama Autumn, de Robert Mudie e faz parte de uma coleção grande onde quatro livros representam as estações do ano, outros dois o céu e inferno e há ainda os que representam os elementos da natureza.

tumblr_msi6yyocZs1rte5gyo5_500

tumblr_msi6yyocZs1rte5gyo7_500

A pintura de borda é uma técnica muito antiga e seus primórdios datam no século 10 mas teve seu auge e aprimoramento na Idade Média, lá pelos séculos 17 e 18 onde pinturas ilustrativas e principalmente cenas bíblicas, serviam para distrair e ilustrar as leituras, além de serem verdadeiras e minuciosas obras de arte. Foi no século 17 que apareceu a primeira pintura de borda feita nas margens superior ou inferior dos livros, completamente invisível quando fechado e nítida quando as páginas do livro estão declinadas ou são ventiladas como em uma animação.

Você pode acompanhar o trabalho de restauração e catalogação dos acervos especiais em que Colleen trabalha no Iowa, através do tumblr que ela criou. Um deleite para apreciadores de artes centenárias através de algo tão rápido, virtual e tecnológico como a Internet. É incrível imaginar que esses livros – entre outros materiais de acervo – sobreviveram ao tempo e todo tipo de intempérie e agora pode trazer mais um pouco de História. Provavelmente, o fim do livro está bem longe!

Ah! A pintura de borda ainda é praticada hoje, um dos artistas mais atuantes é o inglês Martin Frost.

frost-fore-edge-painting-20090508-085723

Pintura de borda por Martin Frost

Via

Anúncios

Navegação de Post Único

Uma opinião sobre “As pinturas de borda e os segredos dos Livros

  1. grace jackeline de campos leite em disse:

    oiii…ideias criativas e genios absolutamente trabalham em silencio ,perfeitos!!!!
    grace

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: