JOAQUIM

Livros & Discos

Rock Raro: Uma enciclopédia de bandas desconhecidas dos anos 60 e 70

SAM_4078

Há alguns anos o colecionador de discos Wagner Xavier resolveu encarar uma empreitada digna de um enciclopedista. Como um verdadeiro adepto do garimpo de discos, Xavier acreditou que era hora de compartilhar o seu amor por centenas de bandas que surgiram no fim dos anos 60 e meados dos 70, editando o primeiro volume de “Rock Raro: O Maravilhoso e desconhecido mundo do rock” trazendo um novo universo de bandas que surgiram ao mesmo tempo em que outras como Beatles, The Who e Rolling Stones ganhavam o mundo.

No primeiro volume, já esgotado desde 2010, Wagner Xavier focou nas bandas que por motivos variados não chegaram ao mainstream, mas que merecem serem ouvidas. Foram 352 bandas listadas, uma por página, contendo tracklist completo, informações básicas e caprichadas resenhas feitas pelo autor e o amigo, também pesquisador, João Carlos Roberto.

Com o sucesso do primeiro volume e o bom recebimento da crítica especializada, considerando o trabalho de Wagner uma exclusividade na América Latina, o autor lança agora o segundo volume de Rock Raro. Além de mais 343 bandas inéditas em relação ao primeiro volume, todos os discos listados contam com resenha, informações básicas das bandas e imagens. Neste volume Xavier dá uma atenção especial a grupos da América Latina, garantindo que o leitor tenha uma nova visão sobre o rock feito fora do eixo norte-americano-europeu. Rock Raro Volume 2 é uma prato cheio para qualquer fã de rock e vinil e como você vai perceber na entrevista abaixo com o autor, o livro foi feito por quem entende do assunto. Portanto, pegue seu bloco de notas e anote as dicas. E para quem ficou curioso, o livro será lançado em Curitiba no dia 28 de julho, confira o serviço abaixo e apareça! No mais escute a playlist montada com indicações do próprio Wagner, no final do post.

SAM_4080

 

ENTREVISTA COM WAGNER XAVIER

A primeira edição do Rock Raro saiu em 2010, quais foram as maiores motivações para você empreitar esse projeto? Como surgiu essa vontade de colecionar bandas raras, algumas com apenas um disco?
Na verdade o livro foi feito a partir de alguns sonhos meus. O primeiro era o de escrever o livro sobre musica, o segundo foi escrever um livro do qual eu, como colecionador, gostaria de comprar. Em viagens, procurei por um livro de discos raros dos décadas de 1960 e 1970, e já que não achei nestes moldes, resolvi eu mesmo escrever. Confesso que valeu muito a pena.
Sobre a coleção, sim, começou a partir da curiosidade que tive em conhecer grupos diferentes daqueles básicos que todos conheciam.

Hoje temos a internet que nos possibilita conhecer bandas de lugares pouco prováveis de aparecer na mídia, as redes sociais facilitam o famoso boca a boca. Como funcionava isso com essas bandas que você traz nos dois volumes? Como elas chegaram até você?
Sinceramente não uso muito a internet para isto. Minhas principais referências foram o livro Hard Rock Anthology de Denys Meyer, Enciclopédia do rock progressivo de Leonardo Nahoum e depois a revista Poeira Zine.

O trabalho de garimpo ainda continua nos dias atuais? Se sim, como é o processo hoje?

Hoje nem tanto, já tenho mapeado os discos que quero ter. Devagar e de acordo com o orçamento vou comprando. Atualmente queria mesmo era me dedicar em ouvir os discos que tenho, muitos deles ouvi apenas uma vez e muitos eu ainda nem me lembro do conteúdo. É uma grande pressão sabe que estão lá e não consigo ouvi-los como eu gostaria.

No primeiro volume você contou com a colaboração de um amigo, como foi esse processo? A parceria continua no segundo?

Sim, tudo igual, o João é meu amigo de infância, me apresentou muito do que conheço hoje e é um grande colecionador e conhecedor de musica em geral.

Qual seu feedback em pesquisar, compilar e editar dois livros como o Rock Raro no Brasil? Os leitores dão retorno? Qual processo você acredita dar mais trabalho?
O feedback é sensacional, extremamente gratificante. Durante estes anos recebi centenas de e-mails agradecendo e elogiando o livro, muitas ligações, fiz diversos amigos, entrevistas, entre outros. Outra coisa muito legal é saber a quantidade de pessoas que começaram a ouvir estes discos raros, que compraram discos em lojas de amigos meus e até mesmo contato com alguns músicos destas bandas citadas nos livros.

Pode dar uma pequena amostra para os leitores? Quais as 5 bandas que você considera verdadeiros diamantes encontrados!
Tem muita coisa que adoro e considero diamantes. Em cada livro separamos 20 discos diamantes. Neste volume 2 posso citar 5 álbuns de grupos como Jericho, Moseo Rosenbach, Almendra, Marcus e Locanda Delle Fate. Lembro que todos os discos citados no livro são álbuns que gostamos, jamais iria incluir e resenhar um disco para falar mal, não faria qualquer sentido.

Confira a playlist montada com sugestões do Wagner Xavier!

 

Serviço:

Lançamento do livro “Rock Raro: Vol.2”, autógrafos com Wagner Xavier e discotecagem com discos que estão no livro. Haverá degustação de chopp do bar Hop’n Roll, com preços promocionais + mini-feira de vinil.
Valor do livro para compra: R$95
Dia: 28 de julho
Horário: 19:30 às 22 horas.
Local: Green Center Residence Rua Treze de Maio, 439
Realização: Joaquim Livraria em parceria Hop’n Roll Beer Club e Grupo Thá

Maiores informações:
Joaquim Livraria – (041) 3078-5990

Anúncios

Navegação de Post Único

Uma opinião sobre “Rock Raro: Uma enciclopédia de bandas desconhecidas dos anos 60 e 70

  1. Carlos Santos em disse:

    Boa tarde,

    Gostaria de adquirir 2 livros de vossa editora que se chamam: Rock raro Vol. 1 e 2, cujo autor é Wagner Xavier.
    Mas eu sou português e vivo em Portugal. assim, será que dá para enviar os livros para mim, à cobrança ou de outra forma, pagando para além do custo dos livros também os portes/fretes?
    Fico aguardando vossas informações.
    Obrigado.

    Cumprimentos,

    Carlos Santos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: