JOAQUIM

Livros & Discos

A capa icônica de “Physical Graffiti”

frontZEPcsdssd1

No dia 24 de fevereiro de 1975 o Led Zeppelin lançava o seu sexto álbum de estúdio, “Physical Graffiti” é uma unanimidade em vários pontos. Entre fãs da banda e de rock em geral o álbum é um tour de force do Led Zeppelin por trazer o auge da expressividade da banda. Desde blues e hard rock, indo parar nas cítaras indianas, o álbum consegue passear com destreza por vários estilos. Já designers que acreditavam que Led Zeppelin III (1970) já era um marco na carreira da banda, com suas montagens e interatividade da arte do disco com quem o manuseasse, viam em “Physical Graffiti” um trabalho minucioso e artístico que dialogava perfeitamente com a música proposta no disco.

A capa de “Physical Graffiti” é a fotografia de um prédio simétrico de cinco andares, bem ao estilo de cortiços típicos de Nova York, fotografado pelo designer Peter Corriston que não apenas enquadrou a simetria da construção, como teve a ideia de recortar as janelas criando um trabalho cuidadoso de die-cut. Nas imagens por trás das janelas se vê o astronauta Neil Armstrong, Judy Garland em “O Mágico de Oz”, membros do Led Zeppelin, King Kong, Marilyn Monroe entre outras imagens bastante representativas.

Parte de trás do disco

Parte de trás do disco

A frente do disco é o prédio fotografado durante o dia, e a parte de trás durante a noite, Assim como o terceiro álbum da banda, “Physical Graffiti” permite que a capa tenha uma série de combinações com as imagens mostradas pela janela. Em qual momento da história você gostaria de dar uma espiada na janela vizinha? Há ainda um encarte interno com o design de Mike Doud, com os títulos das músicas e o nome do álbum escrito nas cortinas. Um trabalho rico e interativo, feito nos mínimos detalhes para ser prensado em vinil e garantir experiências múltiplas.

Ao longo dessas quatro décadas a localização da construção usada na capa ganhou uma série de situações divertidas, além de se tornar um ponto obrigatório para fãs da banda sentarem nas escadarias e eternizarem o momento com uma foto. Em 1981 os Rolling Stones gravaram o clipe promocional de “Waiting on a Friend”, do álbum “Tattoo You”, com o Mick Jagger esperando um amigo justamente em frente ao prédio de “Physical Graffiti”. Em 2012 Robert Plant foi fotografado (imagem abaixo) na frente do edíficio onde no térreo funciona uma casa de chás chamada de….Physical GraffiTEA, antes funcionava um brechó também chamado de Physical Graffiti.

Robert Plant em frente ao prédio em 2012

Robert Plant em frente ao prédio em 2012

Em 2010 o fotógrafo Simon Gardines – conhecido por fotos que brincam com a simetria do urbano – tirou uma foto recriando a capa de “Physical Graffiti”. Ele conta que depois de fotografar chegou em casa e começou a comparar a foto com o trabalho de Corriston que soube transformar a imagem em favor da sua arte. Por exemplo, na verdade o edíficio não tem apenas quatro andares e sim cinco. Além das adições das imagens às janelas ao estilo die-cut o artista também fez pequenas modificações no topo da fachada para conseguir inserir o nome da banda e assim tornar o edíficio comum entre as ruas 96 e 98, de St. Mark’s Place, o templo do Led Zeppelin em Nova Iorque. E como bom artista Corriston não tirou essa ideia de lugar algum, Gardines denuncia a bela influência no disco “Compartments” (1973) do violonista José Feliciano. O que você acha?

A possível inspiração para a arte do disco

A possível inspiração para a arte do disco

No mais, são 40 anos desde que o simpático prédio na St. Mark’s Place se tornou um templo para o rock, guardando atrás de suas janelas bem além de imagens icônicas dos séculos anteriores, mas sim um dos principais discos do século XX e da década de 70. Quem fica imune à introdução de Kashmir?

Anúncios

Navegação de Post Único

Uma opinião sobre “A capa icônica de “Physical Graffiti”

  1. Pingback: Capas de Discos Famosas: Led Zeppelin II, de 1969 | JOAQUIM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: