JOAQUIM

Livros & Discos

Capas de Discos Famosas: Led Zeppelin II, de 1969

Foto de divulgação do Led Zeppelin em 1969

Foto de divulgação do Led Zeppelin em 1969

Nenhuma novidade em afirmar que o Led Zeppelin é uma das bandas mais incríveis da história do rock. Com seus discos viscerais é uma banda que soube aproveitar bem o seu tempo junto e foi protagonista de performances sensacionais em palcos pelo mundo. Recentemente, com o relançamento dos discos em edições caprichadas, foi possível ver de perto o trabalho minucioso feito na hora de apresentar o álbum executado em estúdio, empacotado em uma obra de arte.

Nesse post comentamos os 40 anos do “Physical Graffiti” e toda a iconografia que o disco carrega. Todos os detalhes foram pensados pelo designer Peter Corriston e não foi a primeira vez que a banda apostou em referências inteligentes (a sacada sensacional das cenas nas janelas) e na arte da colagem. A famosa capa de “Led Zeppelin II” (1969) já dava indícios da banda ter uma queda por ideias bacanas de artistas.

Capa de Led Zeppelin II

Capa de Led Zeppelin II

David Juniper conta que nos anos 60 em Londres tudo parecia possível. Ele estava entediado com o seu trabalho de diretor de arte e se empolgava com ideias novas e experimentais. Como um fã da banda, e querendo participar mais ativamente da cena musical, ele pensou em uma arte e mostrou para os managers dos Leds, Peter Grant e Micky Most.

Aprovada pelos integrantes nascia a famosa capa do segundo disco do Led Zeppelin. A arte de “Led Zeppelin II” é baseada em uma fotografia da Primeira Guerra Mundial onde o Barão Von Richtofen (conhecido como Barão Vermelho) está ostentando a Flying Circus, ou melhor, a sua equipe de pilotos de caça, considerada uma das mais incríveis no ar. Vale lembrar que Richtofen teve sua figura associada à vários tipos de mídias e cultura pop, um exemplo disso é uma bandas mais conhecidas do Brasil: O Barão Vermelho.

O "Flying Circus" do "Barão Vermelho" Von Richtofen

O “Flying Circus” do “Barão Vermelho” Von Richtofen

Usando como base um fundo marrom e o zepelim fantasma logo acima, David Juniper brincou com a ideia de um esquadrão e que cada piloto tem a sua função. Bastou saturar um pouco a imagem, aplicar um pouco de air brush – lembremos que não existia photoshop na época – recortar e colar o rosto dos integrantes da banda – onde se posicionassem melhor – então juntou algumas figuras corriqueiras da época mais os managers e um novo “esquadrão” estava formado. Vale mencionar que em algumas edições russas do disco (assim como em outros) a colagem ainda sofre apropriação e mudanças em relação à escolha do design original.

A transformação no logo da banda para o disco.

A transformação no logo da banda para o disco.

Já a grafia do nome da banda, como toda boa fonte, antes da era do photoshop e os milhares de sites excelentes com fontes grátis, foi desenhada baseada numa outra que já existia, a Kabel Black. Aí bastou uma esticadinha nos ascendentes e descendentes de algumas letras, somando uma borda na fonte e as cores certas para o estilo da época. Vale lembrar que o ano é 1969, a era flower power, as cores eram importantes, chamativas e contrastantes. A escolha do amarelo, rosa e marrom foram fundamentais para contrastar com a colagem, sem mencionar que ornam muito bem com a psicodelia da arte interna do disco, o famoso zepelim, cravejado de ouro com os devidos holofotes.

Todos os holofotes no zepelim!

Todos os holofotes no zepelim!

A capa de “Led Zeppelin II” é um excelente prelúdio do que esquadrão Jimmy Page, Robert Plant, John Paul Jones e John Bonham foram capazes desde a introdução de “Whole lotta love” até o último suspiro “de Bring it on Home”. Eles também eram o esquadrão mais incrível no ar.

Anúncios

Navegação de Post Único

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: