JOAQUIM

Livros & Discos

Como balancear o braço da sua vitrola: Uma guia passo-a-passo

Traduzido do original “How to balance your tonearm: a step-by-step guide” do site The Vinyl Factory.

tumblr_mszptvq1VL1qj313eo1_500

Constantemente negligenciado, definir o peso no cabeçote e balancear o braço do toca-discos pode parecer bobo, mas é o ajuste mais importante que você pode fazer para a qualidade do som e ainda proteger tanto a agulha como os discos.

Este artigo irá guiar você pelo processo de configuração da força de trilhagem no cabeçote do toca-discos.

Antes de começar queremos recomendar duas coisas bem importantes. Primeiro: seja paciente. Preste atenção no processo. Na verdade, se concentre para ir com calma e prevenir acidentes. Segundo, se você ler as instruções seguintes e o fabricante do seu toca-discos recomendar um método que contradiz o nosso, siga as instruções do fabricante. Deve haver uma boa razão para que a gente discorde.

Alguns toca-discos requerem que o braço seja instalado no próprio aparelho, outros exigem que você anexe o cabeçote no braço. Esse é um guia para iniciantes, então vamos considerar que ambos esses passos já foram resolvidos para você, como é comum hoje em dia, pelo próprio fabricante. Como fazem as marcas Pro-Ject, Rega e outras que promovem a filosofia de “plugar e tocar” (bem, quase isso) para tornar o processo de instalação o mais fácil e indolor possível, então eles devem completar essas duas tarefas para você.

Por que configuramos o peso? Para permitir que a ponta da agulha possa deslizar fielmente pelas ranhuras, da forma correta. A configuração do peso de trilhagem varia porque os pesos do braço e do cabeçote variam. Se o peso de trilhagem na agulha é pouco, isso fará ela pular e danificar o disco (por isso que pouco peso é mais perigoso que muito). Se você configurar o peso muito acima, a agulha não irá passear pelas ranhuras de forma correta, perdendo informação enquanto a distorção sonora ficará mais evidente e, de novo, há possibilidade de causar danos no disco a longo prazo.

Se você leu as instruções padrão para a configuração do peso de trilhagem, vai encontrar uma série de recomendações sobre a configuração do peso pelo fabricante. Se você se mantiver em algum lugar desses não irá dar errado (ou seja, em uma recomendação que varia de 1.6g – 2.g, escolha 1.8g)

1: NÃO É PERMITIDO ESCORREGAR

step1

Procure o controle anti-skating. Isso pode ser uma roda giratória com um display numerado ou uma peça do tipo linha de pescar com um peso pendurado na extremidade que fica na barra ou algo do tipo ao redor do braço (as instruções do seu toca-discos irão te guiar para a posição correspondente na configuração). Defina o anti-skating no zero.

2: O APOIO

step-2

O braço do seu toca-discos pode estar afixado a um apoio, no meio dele ou ao longo do seu comprimento, através de um gancho plástico, uma trava ou algo do tipo. Ele é uma espécie de descanso do braço usado normalmente como base entre as execuções dos discos. Solte a trava do apoio, desprenda-o do resto, apoie o braço para prevenir que a agulha caia no prato e diminua a suspensão no braço.

3: EQUILÍBRIO

step3

Mova a parte traseira do contrapeso para trás e para frente pelo comprimento do braço até que ele se suspenda do descanso e fique livremente (sem qualquer ajuda sua) solto numa posição nivelada.
Agora o braço está com um peso de trilhagem efetivo de 0g. Aperte a trava para que o contrapeso pare mas ainda possa ser movido com leves toques para ajustes específicos.

4: DISQUE ZERO

step-4

Por conta do peso de trilhagem ser, nesta posição cuidadosamente balanceada, efetivamente 0g, você agora pode localizar o dial do peso de trilhagem que normalmente fica no canto do braço, possivelmente na parte móvel do contrapeso. Mova o dial até zero. Nem todo braço virá com um dial conveniente. Se não houver um dial, não se preocupe. Compre você mesmo um medidor de peso de trilhagem para poder confirmar o peso desejado.

5. DIGA SEU PESO

step5

Se o contrapeso estiver rosqueado, ajuste-o (também irá mover o dial) até alcançar o peso desejado. Se o braço não tiver um dial de contrapeso e nem for rosqueado, apoie o medidor de peso de trilhagem no prato, e a agulha sobre o medidor. Ajuste o contrapeso para trás e para frente até achar o peso desejado. A balança irá dizer quando você encontrou o peso correto.

6. PODE ESCORREGAR

step6

Quando terminar, coloque o braço de volta no descanso. Agora vá até o dispositivo anti-skating e ajuste-o com os mesmos parâmetros que o peso do braço. Este pequeno dispositivo evita que o braço, literalmente, fique escorregando pelas ranhuras até o final do disco. Coloca os freios no braço, por assim dizer. Pronto! Você conseguiu.

Anúncios

Navegação de Post Único

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: